sábado, 10 de janeiro de 2015

Sabedoria e Conhecimento

O temor do Senhor  é o princípio do saber,
 mas os loucos  desprezam a sabedoria e o ensino.(Pv. 1:7 - ARA)


Embora não tenha sido Salomão o escritor de todos os versos do livro de Provérbios, ele sempre é o mais lembrado porque foi quem escreveu o maior número deles.
Logo na apresentação do livro percebemos que o filho de Davi pretende nos dizer de onde vem toda a sabedoria contida em cada linha escrita nos Provérbios.
É interessante que a palavra usada pelo sábio não é inteligência, mas sabedoria. Existe muita gente neste pleneta que é muito inteligente, ou seja, tem uma boa capacidade de lidar com a lógica, de aprender fórmulas matemáticas, de articular conceitos filosóficos, porém, é mais raro encontrarmos pessoas sábias. Sabedoria é uma característica que não se adiquire nos bancos de uma escola ou faculdade. Há muita gente inteligente tomando decisões erradas por falta de sabedoria.
Salomão não despreza a inteligência, pelo contrário, ele incentiva a todos a “entender as palavras de inteligência” (Pv. 1:2). O que precisamos entender é que primeiro precisamos buscar o mais importante, a sabedoria.   
O nosso Provérbio de hoje nos diz que para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus. Somente em um relacionamento íntimo com o Criador poderemos adiquirir a capacidade de aplicar os nossos conhecimentos de tal forma que colhamos vida eterna vinda de Jesus.
Por isso, precisamos gastar mais tempo com Jesus aprendendo de sua sabedoria e o início do ano é uma excelente data para fazer um compromisso de investir mais tempo da vida na comunhão com Deus.

Que tal neste novo ano ser amigo íntimo de Jesus para receber dEle sabedoria e uma boa capacidade intelectual? Ore agora pedindo isso.

Nenhum comentário: