quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Transformação possível

Felippe Amorim





Algumas pessoas lutam contra seus defeitos de caráter, mas, frequentemente, perdem a batalha. Há coisas em sua personalidade que prejudicam a elas e às pessoas que estão ao seu redor.

Certamente elas reconhecem que precisam mudar suas atitudes e até tentam, mas em pouco tempo repetem-nas de forma que magoam a si mesmas e ao semelhante. O que acontece com essas pessoas? Por que é tão difícil mudar traços de personalidade defeituosos? Como podemos melhorar nossa personalidade de forma que não machuquemos mais quem está ao nosso redor?

Jesus contou uma parábola que nos ajuda a encontrarmos uma resposta para nossa pergunta. Está registrada em Mateus 13:33: “Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”.

Quando Jesus pronunciou esta parábola estava cercado de pessoas de todas as classes. Ricos, pobres, fariseus, publicanos, ladrões, pessoas precisando de cura física etc. Havia, porém, uma coisa em comum entre todas elas. Cada uma tinha algo em sua personalidade que não estava de acordo com o que Deus planejara e precisavam mudar estes traços.

O Senhor sabendo disso, através da metáfora do fermento, mostrou-lhes como esse processo de mudança se daria. Naquele momento, o fermento não representava o pecado, como era costumeiro entre eles. O fermento representava a palavra de Deus. A massa era a vida de cada um deles.

A primeira coisa que precisamos observar é que o fermento é algo externo à massa e precisa ser colocado lá por outra pessoa, pois a massa não o pode fazer. Outra coisa importante é que o fermento fará a transformação na massa de dentro para fora.

Todas as pessoas que ouviam Jesus necessitavam entender que a palavra do Senhor era o fermento que poderia modificar a vida. Os defeitos de caráter que existiam naquela “massa” só seriam modificados se elas permitissem que Jesus introduzisse nelas os seus ensinamentos.

Cada um de nós precisa aprender esta lição. Nossos defeitos de caráter machucam a nós mesmos e àqueles que convivem conosco e por isso precisam ser abandonados.

“Frequentemente surge a questão: Por que, pois, há tantos pretensos crentes na Palavra de Deus, nos quais não se vê uma reforma na linguagem, no espírito e no caráter? Por que há tantos que não podem sofrer oposição a seus propósitos e planos, que manifestam temperamento não santificado, e cujas palavras são rudes, insultuosas e apaixonadas? Vê-se em sua vida o mesmo amor-próprio, a mesma condescendência egoísta, a mesma índole e linguagem precipitada, vistos na vida do mundano. Há o mesmo orgulho sensitivo, a mesma entrega ao pendor natural, a mesma perversidade de caráter, como se a verdade lhes fosse inteiramente desconhecida. A razão é que não são convertidos. Não esconderam no coração o fermento da verdade. Não teve ele oportunidade de realizar sua obra. Suas tendências naturais e cultivadas para o mal não foram subjugadas a seu poder transformador. A vida dessas pessoas revela a ausência da graça de Cristo, uma descrença em Seu poder de regenerar o caráter”. (Parábolas de Jesus, 100)

Três coisas são essenciais para a mudança: Primeiro é necessário QUERER que o fermento aja, depois precisamos ABRIR o coração para que o fermento seja colocado dentro dele e terceiro é necessário PERMITIR que o fermento nos transforme.

Todos aqueles que precisam modificar um mau traço de caráter tem que entrar em contato diário com a Palavra de Deus, pois, “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus."(Rom. 10:17). Cristo orou assim: "Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade." (João 17:17). “Estudada e obedecida, a Palavra de Deus atua no coração, subjugando todo atributo não santificado” (Parábolas de Jesus, 100).

Para sermos mais parecidos com Jesus só há um jeito: “Recebido no coração, o fermento da verdade regulará os desejos, purificará os pensamentos e dulcificará a índole. Vivifica as faculdades do espírito e as energias da alma. Aumenta a capacidade de sentir, de amar” (Parábolas de Jesus, 101)

Todos nós temos traços de caráter que necessitamos mudar. Há coisas em nós que prejudicam outras pessoas. Somente deixando Cristo agir em nós através de Sua palavra é que conseguiremos transformação. “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra [...] Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”. (Salmo 119: 9,11)

Deus quer fazer de nós uma massa linda e que abençoe quem está ao nosso redor. A parte mais difícil desse processo Ele faz. Para nós resta apenas uma tarefa. Entrar em contato diário com o fermento que nos transformará, ou seja, estudar mais a Bíblia com oração. O resultado será uma vida cada vez mais parecida com a vida de Cristo.

Um comentário:

Flávio Inahara disse...

Que benção! amém, amém e amém! vou ler mais e mais seus texto e pregá-los se vc permitir!!! É um lindo dom! que Deus o use mais e mais!!!! abraço