segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Para quem é o céu?
Felippe Amorim

 
Introdução



Há algumas coisas que para nós estão além da imaginação e por isso muitas versões são contadas a respeito. Uma delas é o céu. Todos já ouvimos falar dele, mas não temos como descrevê-lo com total certeza.

Como você imagina o céu? Alguns o imaginam como um lugar onde as pessoas ficarão sentadas sobre as nuvens tocando harpa pelos séculos dos séculos. Gosto muito de música, mas se o céu fosse apenas isso seria muito monótono.

Ouras pessoas imaginam o céu como aquele lugar onde todos se vestem de branco e as pessoas andam de um lado para o outro em meio aos animais, como se estivessem em câmera lenta.

A Bíblia nos dá um vislumbre do que será o céu, mesmo assim o apóstolo Paulo precisou concluir que: “as coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (I Coríntios 2:9)

Muito melhor

O apóstolo João teve uma visão do céu e tentou, com o limitado vocabulário humano, descrever o que viu. No capítulo 21 de apocalipse ele pinta um lindo quadro.

A cidade era tão linda que ele disse ser semelhante a uma “pedra muito preciosa” (v.10). Os muros eram compostos por doze portas, e em cada uma delas tinha o nome de uma das tribos de Israel (v.11). Ainda descrevendo o muro ele diz que nos fundamentos estavam escritos os nomes dos apóstolos (v.14).

O tamanho da cidade é outra coisa impressionante. Na conta de João a cidade media 12 mil estádios de cada lado (2220 km: largura, comprimento e altura - v.16) e o muro tinha 144 côvados de espessura (65m - v.17).

O material da cidade é muito precioso. Os muros são de jaspe e a cidade de ouro transparente (v.18). Nos fundamentos do muro se encontram diversas pedras preciosas (v.19 e 20). As portas são cada uma de uma pérola única (v.21) e a luz da cidade é a glória de Deus (v.23).

Sem dúvida é uma descrição maravilhosa. O apóstolo Paulo também teve a oportunidade de ver o terceiro céu, onde está a cidade de Deus. Ele conta esta experiência em terceira pessoa em II Coríntios 12:2 e em I Coríntios 2:9, utilizando o texto de Isaias 64:4, ele diz que é muito melhor do que ele conseguiria descrever.

É melhor do que qualquer paisagem que o olho humano já tenha visto, melhor que qualquer quadro já pintado. É mais lindo que qualquer descrição feita aos ouvidos humanos, inclusive a de João no Apocalipse, melhor que qualquer poesia ou canção já compostas a respeito do céu. É tão sublime que nem nos melhores sonhos chegou à mente humana.

Através deste verso, Paulo nos ajuda a entender que o que Deus preparou para nós é simplesmente indescritível na linguagem humana.

Deus preparou

Quando amamos muito alguém, buscamos preparar para ela o melhor que nós temos. É por isso que Jesus falou: não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (Jo. 14:1-3)

Algumas traduções deste verso dizem que na casa do pai há muito quartos. Esta é uma boa ideia a respeito das mansões celestiais. Todos os salvos morarão de forma igualitária. Não haverá desigualdade social, distinção de classes ou cor da pele. Todos terão igualmente um quarto na casa do Pai.

É a prova de que somos muito amados por Jesus. Ele foi preparar coisas tão maravilhosas que, mesmo inspirado por Deus, o apóstolo Paulo não conseguiu descrever. Isso tudo nos será entregue na segunda vinda de Cristo. Portanto, muito em breve.

Para quem são as coisas que Deus preparou?

O verso inicial de nossa reflexão tem um detalhe para o qual devemos dar bastante atenção. As coisas que olhos não viram, ouvidos não ouviram e não subiram ao coração humano, foram preparadas “para os que O amam”.

Este trecho do verso não pode passar despercebido. O céu não é para os que Jesus ama. Circula no meio teológico uma falsa doutrina chamada universalismo. Segundo ela, o amor de Jesus é tão grande que no dia do juízo final salvará a todas as pessoas da terra, pois, “Jesus não deixará seus filhos se perderem por causa de pecados”, dizem.

Mas essa não é a realidade bíblica. Jesus ama a todos. Ele ama os ladrões, ama os pedófilos, ama os estupradores, ama os homossexuais, ama os mentirosos, ama os desobedientes, ama os homicidas, mas deixou bem claro em apocalipse 21:8 que estes estarão fora do céu. Todos os que estarão no céu serão amados por Jesus, mas nem todos que são amados por Jesus estarão no céu. O apóstolo Paulo deixou claro que o céu é para os que amam a Jesus.

João, o discípulo amado, escreveu que “nós amamos porque ele nos amou primeiro (1 João 4:19). Não é mérito nosso amar a Jesus, apenas respondemos ao amor que dispensou para conosco. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele (1 João 4:9). Nosso amor se baseia no amor de Jesus, que foi demonstrado primeiro.

Infelizmente, hoje o amor virou um sentimento banalizado. Um casal de namorados com alguns dias de namoro já estão usando a expressão “eu amo você”. Nos filmes e novelas, qualquer relacionamento descompromissado usa a palavra amor. Perdeu-se parcialmente o real significado da palavra amor.

Jesus, no entanto, demonstrou o que é o verdadeiro amor. É mais que um sentimento, amor é obra. Jesus demonstrou seu amor através da obra de morrer em nosso lugar e pede que nosso amor por Ele seja demonstrado também através de obras. O Mestre disse: Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos (João 14:15). A obediência é a prova de amor a Deus. Nas palavras daquele que é conhecido por ser muito amoroso temos mais uma confirmação de que amar a Jesus é mais que um sentimento: Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou (1 João 2:3-6).

Conhecer a Deus é obedecê-lo e a obediência mostra que o amor de Deus foi aperfeiçoado em nós. Imagine um casal que vive dizendo um para o outro a frase: “eu amo você”, mas um vive fazendo exatamente o contrário do que o outro pede. Não há amor verdadeiro nesta relação. Da mesma forma devemos proceder para com Deus. Provaremos que o amamos quando estivermos dispostos a obedecê-lo.

Essa é a mensagem central do nosso verso inicial. De nada adianta sabermos que Jesus preparou um lugar indescritível para nós, se não o amamos de todo nosso coração e demonstramos isso em nossas atitudes. O céu é maravilhoso, mas pertence apenas àqueles que amam a Deus.

Enquanto não temos a oportunidade de ver o céu, podemos nos deliciar com as descrições inspiradas que encontramos na palavra de Deus: “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura das nações. Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão. Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre”. (Apocalipse 22:1-5)

Será um lugar maravilhoso e o preço da nossa entrada já foi pago por Jesus na cruz do calvário, nossa parte é amar do todo nosso coração àquele que nos amou primeiro. Diante de tudo que Jesus fez por nós, isso é muito fácil. Ame o Senhor!



Nenhum comentário: